sábado, 4 de fevereiro de 2017

Planta artemísia e seus benefícios para a saúde




A artemísia se popularizou como remédio caseiro na prevenção de enxaquecas e dores de cabeça crônicas. 

Conheça os vários benefícios da planta para a saúde

A artemísia, de nome científico artemisia vulgaris, é uma planta medicinal também conhecida como erva-de-fogo, camomila do campo, erva-de-são-joão e rainha das ervas. Pertencente à família Aster, a artemísia cresce em várias regiões do mundo e a sua ação terapêutica é conhecida desde a Idade Média, tendo se popularizado como remédio caseiro na prevenção de enxaquecas e dores de cabeça crônicas.

Geralmente consumida em forma de chá, esta planta também é bastante utilizada pelas mulheres no tratamento de problemas do aparelho urogenital.

Propriedades e benefícios

As propriedades da artemísia incluem a sua ação anti-inflamatória, anti-anêmica, analgésica, anti-epilética, antimalárica, depurativa, cicatrizante, digestiva, estimulante, repelente e tônica.

Devido às suas propriedades, o chá de artemísia é recomendado para combater cãibras, diarreias, gastrite, cólica menstrual e intestinal, anemia, nervosismo, náuseas, gases, azia e indigestão. 
Esta planta também serve para casos de debilidade do estômago, nevralgia, falta de apetite e mau hálito.


De acordo com alguns estudos realizados, a artemísia também teria poder anti-inflamatório na cura da artrite.

Além dos benefícios proporcionados à nossa saúde, a artemísia também serve como repelente de traças. Para isto, basta colocar alguns raminhos secos nos armários e estantes.

Como consumir a artemísia?

As partes utilizadas da planta são as suas folhas, flores e rizomas no preparo de chás. Confira a seguir os modos de consumo da artemísia:

Para melhorar o processo de digestão

Coloque em infusão um litro de água fervente junto com uma colher de sopa de artemísia. Deixe levantar fervura, desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Tome uma xícara três vezes ao dia.

Para cólicas menstruais

Faça a infusão de uma colher de chá de folhas em uma xícara de chá de água quente. Cubra e deixe macerar por 5 minutos. Tome duas a três xícaras ao dia.

Para convulsões

Misture 20 miligramas de pó de raiz seca da planta a um pouco de açúcar. Faça de hora em hora, aumentando a dose até 100 miligramas.

Para acalmar e evitar espasmos

Faça a decocção de uma colher de sopa das raízes em meio litro de água. Deixe ferver durante 15 minutos. Tome meia xícara da bebida, quatro vezes ao dia.

Contra-indicações e efeitos colaterais

A artemísia é contraindicada para grávidas, lactantes e durante o período menstrual. A planta não deve ser ingerida crua e pode ser tóxica se consumida acima da dosagem recomendada.

Os efeitos colaterais desta planta incluem vasodilatação, convulsões e reações alérgicas. Lembre-se que todo tratamento, inclusive o natural, somente deve ser feito com acompanhamento médico.

In: BN; Fotos

0 comentários:

Enviar um comentário