Esta planta sempre suscitou a minha curiosidade, por ser usada desde a antiguidade clássica, e de ter uma longa história enquanto planta medicinal. Esteve sempre ligada á forças sobrenaturais e ás divindades, uma vez que sempre foi considerada uma erva sagrada.
Desde tempos imemoriais que a verbena é utilizada para práticas de magia. Está associada á Vênus e ao elemento água, sendo usada para amor, abundância e concórdia.
Na antiga Roma era sagrada e apreciada como um bom presságio.
Os gregos a denominavam de “erva sagrada” e a utilizavam na decoração de espaços sagrados ou festivos, como oferendas aos deuses e para tocar os textos dos pactos, de forma á validá-los.As coroas dos embaixadores eram entrelaçadas com verbenas floridas.
Já no Antigo Egito,era chamada de ¨lágrimas de Isis¨e, mais tarde, durante a era cristã, foi denominada ¨maldição do diabo¨,sendo que dizem que foi com esta erva que se estancaram as feridas de Jesus quando ele foi retirado da cruz.
Os druidas a consideravam uma planta santa e tinham uma cerimônia especial para colhê-la: esperavam até o aparecimento da estrela do Grande Cão, Sirius A, quando tanto o Sol quanto a Lua estavam atrás do horizonte. Derramando mel em volta da erva como oferenda, eles levantavam da terra e a agitavam no ar usando apenas a mão esquerda. Além disso, acreditava-se que pendurar um pouco de verbena ao redor do pescoço atraia amor.
Uso Mágico:
Para ter poderes mágicos, deve ser colhida em um momento em que não se possa ver nem a lua e nem o sol, preferivelmente em noite de São João.
Boa para adivinhação serve para fazer um filtro de amor irresistível. Aumenta a prosperidade. Se colocarmos quatro folhas dentro de vinho e o aspergirmos num salão de festas, todos os convidados ficarão divertidos, pois ele desfaz a raiva.
Algumas gotas de óleo de verbena auxiliam a satisfazer os desejos do coração.
Limpa a mente, dá proteção e afasta a negatividade.
Ativa os processos mentais, a comunicação e a expressão.
Pode ser queimada para dissolver um amor não correspondido.
É muito bom tê-la em casa para evitar influência de pessoas negativas. Espalhe pelo altar e em torno do círculo mágico para purificar o espaço sagrado.
Consagrada á Cerridwen, Arádia, Deméter, Diana, Hermes, Ísis, Juno, Júpiter, Marte, Perséfone, Mercúrio, Thor e Vênus.
Utilizada no Solstício de verão.
A verbena é indicada para as pessoas que tem princípios ou idéias fixas, que estão certos de estarem com a verdade e, por isso, raramente mudam. Tais pessoas desejam veementemente converter para o seu modo de ver a vida, todos aqueles que a rodeiam. Têm grande força de vontade e muita coragem quando estão convencidas das coisas que querem ensinar. Na enfermidade ainda lutam, quando muitos já teriam desistido de tudo.
Para Mechthild Scheffer,a verbena relaciona-se com os potenciais de alma ligados á autodisciplina e ao comedimento. No estado negativo, essas pessoas têm sua vontade dirigida para o exterior e as energias são esbanjadas. São personalidades fortes que chegam ao fanatismo. Mártires por uma causa. Dados á rigidez mental, temperamento violento e à intolerância, são dominadores e idealistas, apresentando freqüentemente patologias de coluna vertebral, mas notadamente na coluna cervical.
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Partes da planta a ser usada:Folhas,flores e raiz.
Uso Medicinal:
Tem suas propriedades medicinais bastante reconhecidas, das quais se destacam: Analgésica, antibacteriana, anticoagulante. Diurética, depurativa.
Auxilia no parto, na cicatrização de feridas.
É utilizada ainda, nos casos de depressão, exaustão nervosa e dores de cabeça.
Utilizada em massagens nos casos de esclerose múltipla.
Um chá da erva ajuda a aumentar o leite materno e é útil para baixar a febre,principalmente do tipo intermitente ( uma colher de chá da erva para 200 ml de água).Irá beneficiar quem sofre de eczema e outras erupções cutâneas.Trata-se de um purificador do rim e do fígado.
- Chá: Adicionar 50g de folhas de verbena em1 litro de água fervente. Tampar o recipiente durante 10 minutos. Beber várias vezes ao longo do dia. O chá auxilia no tratamento de distúrbios do sono e diminui a ansiedade e stress.
- Lavagens: Adicionar 2g de folhas de verbena em 200 ml de água, e enxaguar os olhos em caso de conjuntivite.
- Cataplasma: Cozinhar as folhas e flores de verbena, e após esfriar colocar a solução sobre um tecido e aplicá-la sobre articulações doloridas.
Uso Geral:
Além de um condimento para os alimentos (principalmente pratos á base de peixes), a flor da verbena é usada para aromatizar cafés e chás, ou para preparar o próprio licor de verbena.
O perfume feito com as flores funciona como afrodisíaco.
Outros usos:
Os óleos são usados em difusores, sprays de ambiente, vaporização, inalação e durante o banho. O aroma penetra pelo nariz, levando o principio da planta até o sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, que é a região do cérebro que realiza o controle dos hormônios. Faz-se uso para aumentar a virilidade, a sensualidade e a auto-estima.
Como conservar:
Quando seca, conserve-a em recipientes fechados.
Quando fresca, coloque-a emersa em azeite, num vidro fechado.
Contra-indicações: Não deve ser utilizada por grávidas, pois pode provocar contrações, ocasionando aborto ou parto prematuro.
Contraindicações
Não deve ser utilizada durante a gravidez.
Contraindicações
Não deve ser utilizada durante a gravidez.
Efeitos colaterais
Pode provocar vômitos e bloquear a ação do hormônio estimulante da tireóide (TSH).
Pode provocar vômitos e bloquear a ação do hormônio estimulante da tireóide (TSH).
In: OC / Mundodegaya
0 comentários:
Enviar um comentário