Este método é muito simples mas funciona milagrosamente - experimenta-o; qualquer um pode experimentá-lo (…). Primeiro, coloca-te numa posição descontraída. Não forces nenhuma postura. Podes sentar-te numa cadeira confortável e relaxar. A única coisa importante é que o corpo esteja descontraído. Depois, fecha os olhos e sente o corpo inteiro.
Começa pelas pernas - sente se há ou não alguma tensão. Se sentires alguma tensão, faz o seguinte: tensiona ainda mais a perna. Se notares que há mais tensão na perna direita, intensifica-a ao máximo. Leva-a ao extremo - e depois relaxa repentinamente para que possas sentir como o relaxamento acontece.
Prossegue depois pelo resto do corpo, procurando as tensões existentes. Intensifica qualquer tensão que sintas pois é mais fácil relaxar quando a tensão é mais intensa. Quando está num estado intermédio, é muito difícil porque não consegues senti-la. É fácil movermo-nos de um extremo para outro, muito fácil, porque o próprio extremo cria a situação que nos leva a movermo-nos para o outro extremo. Portanto, se sentires alguma tensão na face, tensiona todos os músculos faciais ao máximo, fá-los atingir um pico de tensão, um ponto onde sintas que mais é impossível - e nessa altura relaxa repentinamente. Certifica-te desta maneira de que todas as partes do corpo, todos os membros estão relaxados.
Fecha os olhos e sente a área entre as axilas: a área do coração, o peito. Primeiro sente-o somente entre as axilas com uma atenção, uma consciência total. Esquece o resto do corpo, lembra-te apenas da área do coração entre as duas axilas, o peito, e sente-o repleto de uma enorme paz. Quando o corpo estiver descontraído, a paz acontece automaticamente no teu coração. O coração torna-se silencioso, relaxado, harmonioso. E quando te esqueceres do corpo inteiro e dirigires a atenção só para o peito de uma forma consciente, perceberás que ele está repleto de paz, muita paz acontecerá imediatamente.
Quando fores capaz de sentir a paz entre as axilas preenchendo, permeando, o teu centro do coração, o mundo parecer-te-á ilusório. Este é um sinal de que entraste em meditação - o facto de o mundo aparentar ser ilusório.
Continua a fazer esta técnica. É tão fácil que podes fazê-la a qualquer hora. Podes fazê-la deitado na cama, à noite; ou de manhã cedo, quando perceberes que já estás acordado.
Faz primeiro e levanta-te depois. Mesmo só dez minutos serão suficientes. Dez minutos à noite antes de adormeceres - fá-lo. Torna o mundo irreal e o teu sono será tão profundo que é possível que nunca tenhas dormido assim antes. Se o mundo se tornou irreal antes de adormeceres, os sonhos diminuirão. Porque se o mundo se transformou num sonho, os sonhos não poderão continuar. E se o mundo for irreal, tu descontrais por completo porque a realidade do mundo não se te impingirá, não continuará a martelar dentro de ti.
Tenho sugerido esta técnica a pessoas que sofrem de insónias; é uma grande ajuda.
in Osho, The Book of Secrets
In: CA
0 comentários:
Enviar um comentário