quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Plantas medicinais - Verbena (Verbena officinalis)


Esta planta sempre suscitou a minha curiosidade, por ser usada desde a antiguidade clássica, e de ter uma longa história enquanto planta medicinal. Esteve sempre ligada á forças sobrenaturais e ás divindades, uma vez que sempre foi considerada uma erva sagrada.

Desde tempos imemoriais que a verbena é utilizada para práticas de magia. Está associada á Vênus e ao elemento água, sendo usada para amor, abundância e concórdia. 
Na antiga Roma era sagrada e apreciada como um bom presságio.
Os gregos a denominavam de “erva sagrada” e a utilizavam na decoração de espaços sagrados ou festivos, como oferendas aos deuses e para tocar os textos dos pactos, de forma á validá-los.As coroas dos embaixadores eram entrelaçadas com verbenas floridas.
Já no Antigo Egito,era chamada de ¨lágrimas de Isis¨e, mais tarde, durante a era cristã, foi denominada ¨maldição do diabo¨,sendo que dizem que foi com esta erva que se estancaram as feridas de Jesus quando ele foi retirado da cruz.
Os druidas a consideravam uma planta santa e tinham uma cerimônia especial para colhê-la: esperavam até o aparecimento da estrela do Grande Cão, Sirius A, quando tanto o Sol quanto a Lua estavam atrás do horizonte. Derramando mel em volta da erva como oferenda, eles levantavam da terra e a agitavam no ar usando apenas a mão esquerda. Além disso, acreditava-se que pendurar um pouco de verbena ao redor do pescoço atraia amor.


Uso Mágico
Para ter poderes mágicos, deve ser colhida em um momento em que não se possa ver nem a lua e nem o sol, preferivelmente em noite de São João.
Boa para adivinhação serve para fazer um filtro de amor irresistível. Aumenta a prosperidade. Se colocarmos quatro folhas dentro de vinho e o aspergirmos num salão de festas, todos os convidados ficarão divertidos, pois ele desfaz a raiva. 
Algumas gotas de óleo de verbena auxiliam a satisfazer os desejos do coração. 
Limpa a mente, dá proteção e afasta a negatividade. 
Ativa os processos mentais, a comunicação e a expressão.
Pode ser queimada para dissolver um amor não correspondido.
É muito bom tê-la em casa para evitar influência de pessoas negativas. Espalhe pelo altar e em torno do círculo mágico para purificar o espaço sagrado.

Consagrada á Cerridwen, Arádia, Deméter, Diana, Hermes, Ísis, Juno, Júpiter, Marte, Perséfone, Mercúrio, Thor e Vênus.
Utilizada no Solstício de verão.

A verbena é indicada para as pessoas que tem princípios ou idéias fixas, que estão certos de estarem com a verdade e, por isso, raramente mudam. Tais pessoas desejam veementemente converter para o seu modo de ver a vida, todos aqueles que a rodeiam. Têm grande força de vontade e muita coragem quando estão convencidas das coisas que querem ensinar. Na enfermidade ainda lutam, quando muitos já teriam desistido de tudo.
Para Mechthild Scheffer,a verbena relaciona-se com os potenciais de alma ligados á autodisciplina e ao comedimento. No estado negativo, essas pessoas têm sua vontade dirigida para o exterior e as energias são esbanjadas. São personalidades fortes que chegam ao fanatismo. Mártires por uma causa. Dados á rigidez mental, temperamento violento e à intolerância, são dominadores e idealistas, apresentando freqüentemente patologias de coluna vertebral, mas notadamente na coluna cervical.

Planeta: Vênus
Elemento: Água
Partes da planta a ser usada:Folhas,flores e raiz.

Uso Medicinal:

Tem suas propriedades medicinais bastante reconhecidas, das quais se destacam: Analgésica, antibacteriana, anticoagulante. Diurética, depurativa.
Auxilia no parto, na cicatrização de feridas.
É utilizada ainda, nos casos de depressão, exaustão nervosa e dores de cabeça.
Utilizada em massagens nos casos de esclerose múltipla.
Um chá da erva ajuda a aumentar o leite materno e é útil para baixar a febre,principalmente do tipo intermitente ( uma colher de chá da erva para 200 ml de água).Irá beneficiar quem sofre de eczema e outras erupções cutâneas.Trata-se de um purificador do rim e do fígado.

  • Chá: Adicionar 50g de folhas de verbena em1 litro de água fervente. Tampar o recipiente durante 10 minutos. Beber várias vezes ao longo do dia. O chá auxilia no tratamento de distúrbios do sono e diminui a ansiedade e stress.
  • Lavagens: Adicionar 2g de folhas de verbena em 200 ml de água, e enxaguar os olhos em caso de conjuntivite.
  • Cataplasma: Cozinhar as folhas e flores de verbena, e após esfriar colocar a solução sobre um tecido e aplicá-la sobre articulações doloridas.

Uso Geral: 

Além de um condimento para os alimentos (principalmente pratos á base de peixes), a flor da verbena é usada para aromatizar cafés e chás, ou para preparar o próprio licor de verbena.
O perfume feito com as flores funciona como afrodisíaco.

Outros usos:
Os óleos são usados em difusores, sprays de ambiente, vaporização, inalação e durante o banho. O aroma penetra pelo nariz, levando o principio da planta até o sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, que é a região do cérebro que realiza o controle dos hormônios. Faz-se uso para aumentar a virilidade, a sensualidade e a auto-estima.

Como conservar
Quando seca, conserve-a em recipientes fechados.
Quando fresca, coloque-a emersa em azeite, num vidro fechado.
Contra-indicações: Não deve ser utilizada por grávidas, pois pode provocar contrações, ocasionando aborto ou parto prematuro.

Contraindicações
Não deve ser utilizada durante a gravidez.
Efeitos colaterais
Pode provocar vômitos e bloquear a ação do hormônio estimulante da tireóide (TSH).

In: OC / Mundodegaya

0 comentários:

Enviar um comentário