quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Plantas Medicinais - Manjerona (Origanum majorona)

Origanum majorona

A manjerona de nome científico Origanum majorona, é considerada uma planta medicinal típica da região mediterrânica da europa que também pode ser titulada como Manjerona-Inglesa.

Era uma das ervas preferidas de Afrodite, (deusa do amor), e simbolizava a felicidade. Conta à lenda, que Afrodite a teria usado para curar as feridas de Enéas. O povo grego costumava plantá-la na frente das casas, como sinal de boas-vindas, pois para eles esta planta simbolizava a felicidade. Na Idade Média, esta erva foi introduzida da Europa, onde, em forma de saches, era muito apreciada pelas damas. Manjeronas silvestres estão presentes por toda a paisagem da Grécia, e a impregnam com o seu perfume. Conta a lenda, que o filho do rei de Chipre, o príncipe Amáraco, o qual se dedicava à arte de fabricar perfumes, ao criar uma fragrância rara e surpreendentemente agradável, ficou tão maravilhado com a sua criação, que deixou que se quebrasse o vaso que continha este perfume. Perante tal perda, deixou que a tristeza tomasse conta de si, e foi definhando até morrer. Comovidos, e conscientes da dedicação do príncipe, os deuses transformaram seu corpo numa planta aromática, à qual deram o nome de amáraco, e que acabou sendo conhecida também como manjerona.


Planeta: Mercúrio


Nome Cientifico: Origanum majorana

É uma planta herbácea que chega a atingir 60 cm de altura. Suas folhas são pequenas, ovais, de coloração verde-acizentada. As flores, que vão do branco ao violeta, quando abertas, se tornam um grande atrativo para as abelhas.
Para que esta continue a crescer e tenha maior longevidade, é recomendado o replantio. A manjerona necessita de uma área mais ampla de forma a que a mesma possa desenvolver o crescimento da sua raiz de uma forma adequada, é recomendado que a coloque num vaso maior ou num canteiro de um jardim. No entanto, para que tudo corra bem é necessário seguir as instruções abaixo recomendadas.

Aroma e sabor: Odor penetrante, com sabor quente e levemente picante.


Origem: África e Oriente Médio

Funções terapêuticas

Desde a idade média que esta planta é utilizada para tratar de diversas dores, utilizada com maior frequência para a dor de dentes
Como infusão, esta erva combate artrites e reumatismo, na inalação, ajuda a eliminar muco e catarro, combatendo a sinusite. O chá combate gripes e resfriados.
O vinagre feito com esta erva, misturado na água do banho, ou friccionado no corpo, ajuda a aliviar o cansaço físico.
O óleo essencial beneficia o metabolismo e os órgãos genitais. 
O chá de manjerona combate cólicas menstruais e úlcera estomacal. 
Folhas frescas e cozidas aplicadas com gaze são bons anti-inflamatórios no caso de pancadas, feridas e tumores.
Pomada para muco nasal infantil: Um molho de folhas secas de manjerona, machucadas e misturadas à gordura vegetal, constitui uma excelente pomada caseira para muco nasal. Unte a mucosa interna duas ou três vezes ao dia. Guarde na geladeira.

Eficaz para eliminar arrotos:
Para confeccionar um remédio verdadeiramente eficaz no tratamento do arroto, deverá utilizar a manjerona em formato de chá, pois só assim conseguirá usufruir de todas as propriedades da mesma, de uma forma extremamente leve e natural.

Coloque 1 talo de 5 cm de erva fresca dentro de um litro de água, e leve a ferver, até criar uma boa infusão. Logo de seguida, deixe repousar durante alguns minutos, e quando o chá estiver morno, retire todas as ervas.


Beba 4 chávenas deste chá de manjerona por dia, durante 3 dias, e conseguirá observar melhorias bastante significativas na diminuição do reflexo dos arrotos. Este chá poderá ser tomado antes ou depois das refeições, e se possível, sempre antes de se deitar.

Dê preferência à ingestão deste chá totalmente ao natural, sem adição de açucares, pois só assim todos os resultados pretendidos poderão eficazmente ser alcançados.

A manjerona é uma planta amplamente utilizada na culinária de imensos países. Por essa razão, como complemento ao chá, poderá experimentar utilizá-la como condimento nas suas receitas. A manjerona possui um aroma inconfundível, e ajudará a conferir um sabor verdadeiramente único às suas receitas culinárias.

Para além da utilização regular desta erva, não se esqueça de tomar um cuidado redobrado com aquilo que come, de modo a não agravar o problema dos arrotos. Vale, também a pena relembrar a importância de evitar tudo quanto sejam alimentos excessivamente ácidos, como é o caso de frutas cítricas e vinagres, e as bebidas com gás. Picantes também deverão ser evitados.

Efeitos colaterais: Para utilizar esta planta como método medicinal é sempre aconselhado existir um acompanhamento de um médico, uma vez que a manjerona é uma planta que tal como todas as suas tem os seus efeitos secundários, tal como por exemplo: diarreia, falta de apetite, flatulência e má digestão (estes são os principais possíveis efeitos). Altas doses por longos períodos de tempo podem causar hipertensão arterial. Em pequenas doses não há contra-indicações.


Contra-indicada para diabéticos.


Normas de utilização

1) É preciso ter em atenção que apenas as partes de cima desta planta é que contêm propriedades medicinais.

2) As folhas da manjerona são muito populares na cozinha grega e italiana, especialmente na preparação de pratos como carne, sopas, molho de tomate, pizzas e são também muito utilizadas para dar sabor nos óleos e vinagres.

3) O chá de manjerona é indicado no tratamento de reumatismo e artrites, assim como em gripes, constipações, transtornos digestivos, e feridas mal cicatrizadas.

Dicas de cultivo

Luminosidade: Sol pleno e de preferência em locais de clima frio.

Solo: Leve e rico em matéria orgânica.

Adubação: Geralmente recomenda-se a adubação orgânica, mas pode aplicar-se de forma moderada – fertilizantes químicos ricos em fósforo (P) e nitrogénio (N).

Regas: Sempre que o solo se apresentar seco na superfície, caso contrário não é necessário recorrer à rega da manjerona.

Melhor época para a plantação: Para a colocação das sementes a estação ideal é a Primavera, já para colocar as estacas de galhos estas podem ser plantadas em qualquer altura do ano.

Partes usadas: Folhas – temperos e chás

Flores – perfume

Até hoje, a manjerona é considerada como a erva do amor eterno, utilizada em enfeites por noivos e amantes. Quem decide hoje em dia fazer uma visita à Grécia, depara-se com manjeronas silvestres que cobrem grande parte da paisagem e que expelem o seu perfume pela zona.

Outras curiosidades suplementares da manjerona

Na aromaterapia é indicada para pessoas tristes e deprimidas.
O seu óleo é ideal para almas ansiosas e atormentadas que vivem num estado de constante agitação interior e exterior, não encontrando a paz na Terra. Auxilia na criação da vibração propícia à ajuda do Arcanjo Rafael na cura dos conflitos e tormentos interiores, de forma a que a paz e harmonia aflorem com naturalidade.
OBS.: Conta uma lenda, que Afrodite considerava este óleo, como um símbolo de felicidade. A manjerona era consagrada a Osíris no Egito e a Vishnu e Shiva na Índia.

Uso Geral: Além de condimento, a manjerona já foi aproveitada na forma de suco, na Europa, para tingir lãs (vermelho-púrpura), e para lustrar móveis.

Uso indicado em Alimentos (Esta erva não deve passar por um cozimento prolongado, pois isso anula o seu sabor.): Usada em carnes vermelhas - aves - legumes - queijo - ovos - peixes - sopas - guisados – saladas.

In: Olhando a coruja / fotosantesedepois

0 comentários:

Enviar um comentário